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CASES

Os jornais e as revistas de negócios têm noticiado a preocupante redução do consumo de suco de laranja nos mercados maduros, como Estados Unidos e Europa. A Citrosuco contratou a Luzio Strategy para ir aos Estados Unidos realizar Imprinting Sessions com 75 consumidores, a fim de mapear as causas reais não capturadas pelos processos tradicionais de pesquisas qualitativas, e ir à Europa conversar com os CEOs de Diretores de Marketing dos maiores fabricantes de bebidas e varejistas da região para entender a Estratégia de Mix. Na volta, desenhamos uma nova Estratégia de Portfólio e Crescimento para reagir de forma efetiva à mudança de cenário.
O segmento de papel-cartão, que embala massas especiais, alimentos congelados, capas de cadernos e de livros, brinquedos e presentes, dentre outros, vinha perdendo a guerra para o plástico flexível. As toneladas anuais vendidas vinham declinando ano após ano, ao contrário do que ocorria nos países da América Latina e Europa. Os 5 (cinco) maiores fabricantes de papel-cartão, em consórcio liderado pela Bracelpa, contrataram a Luzio Strategy para entender o fenômeno e desenhar uma Estratégia setorial para reposicionar o papel-cartão e promover a retomada do seu crescimento na indústria de bens de consumo do Brasil.
Em 2001, a Bematech era uma empresa monoproduto, líder no desenvolvimento e na fabricação de mini-impressoras e impressoras fiscais. A empresa, que surfou em seus dez primeiros anos no choque de demanda por impressoras fiscais derivado da Lei do Cupom Fiscal, começou a enfrentar o acirramento de uma concorrência predatória. Assim, aquele que já foi seu “Oceano Azul” começou a enfrentar guerras de preços que promoveram um declínio progressivo em suas margens. A Luzio Strategy ajudou a desenhar a Estratégia de migração para Soluções Completas em Automação Comercial dos Micro, Pequeno e Médio Varejos, proporcionando uma nova plataforma sustentável de expansão e crescimento da organização.
Fras-le é uma multinacional brasileira, líder global no design e na fabricação de materiais de fricção (freios) para veículos comerciais. A empresa tem focalizado tradicionalmente nas linhas de freios para caminhões e ônibus, e possui um negócio de nicho de produção de pastilhas de freios para automóveis de passageiros na América do Sul. Em 2014, a empresa aplicou o Business Process 80/20 na sua unidade de pastilhas de freios, otimizando o portfólio de produtos  e simplificando a manufatura (separando produções de alto e baixo volume). Como resultado, a Fras-lefoi capaz de retomar seu crescimento e sua posição de liderança em pastilhas de freios, ao mesmo tempo reduzindo complexidade (menos SKUs) e aumentando suas margens.
Em Projeto de Turnaround liderado pela Luzio Strategy, controlamos as crises econômico-financeira e institucional da Casa&Video, reestruturamos e reerguemos a empresa, assegurando a retomada do seu crescimento. Deixamos a empresa após a estabilização do Grupo e a conquista da aprovação do Plano de Recuperação Judicial em Assembleia de Credores. A Casa&Video é uma das maiores redes de varejo do Brasil – na época, seu faturamento havia superado R$ 1,9 bilhão, com mais de 6.800 funcionários e 80 lojas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
A Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES – FAPES gerencia um fundo de pensão de cerca de R$ 9 bilhões em ativos e oferece assistência à saúde dos milhares de colaboradores espalhados pelo Brasil e pelo mundo. O setor vem atravessando profundas transformações nos últimos 3 (três) anos, e a Luzio Strategy foi contratada para atualizar sua Estratégia e mobilizar um novo Modelo de Governança da Estratégia a fim de criar disciplina e agilidade no processo de execução. Criamos um Escritório de Gestão da Estratégia, inclusive com nosso Gerente de Projetos alocado por um ano e meio no Rio de Janeiro para mobilizar a formulação eficaz das iniciativas e organizar as reuniões do Comitê Estratégico que, durante esse período, contou com nossa participação ativa.
A jovem paranaense Veltec nasceu a partir do desenvolvimento de uma solução tecnológica para rastreamento e gestão de frotas a distância. Assim, empresas de transportes de cargas e passageiros poderiam acompanhar o andamento de seus veículos em operação logística e monitorar desgastes mecânicos para antecipar chamados de manutenção preventiva. Utilizavam somente um canal para atender todos os tipos de clientes, uma Força de Vendas própria. Segmentamos o mercado em dois perfis de frotistas que seriam atendidos por canais distintos – acima de 20 veículos via Força de Vendas própria, e abaixo de 20 veículos via Representantes Autorizados. Assim, criou-se uma nova Avenida de Crescimento que expandiu a capacidade de geração de receitas e atendimento ao cliente.
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