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ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO

Estrada longa

Estratégia é o conjunto integrado de escolhas (e não escolhas) para cumprir o propósito maior da empresa, com singularidade, e mobilizar seu crescimento sustentável. Em sessões de Planejamento Estratégico, a Luzio ajuda líderes pressionados pelo alto desempenho a fazerem as melhores escolhas (e renúncias): quais segmentos-clientes focalizar; quais as melhores propostas de valor (oferta e benefícios); em quais vulnerabilidades concentrar esforços de transformação; quais capacitações e recursos desenvolver para entregar o valor planejado na Estratégia; quais iniciativas e a sequência de implementação mais adequada; dentre outras.

Em grupos de foco e oficinas executivas (workshops), ajudamos gestores a estruturarem a melhor estratégia para o negócio. Realizamos diversos tipos de atividades:

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DESIGN DA ESTRATÉGIA

Nosso estilo de fazer Planejamento Estratégico é muito ágil, simples e ao mesmo tempo de alto valor agregado. Trabalhamos com metodologias amigáveis que tornam o processo muito rico para todos os envolvidos. Ajudamos as empresas na revisão e na melhoria das suas Estratégias de Singularidade (Posicionamento) e Crescimento, e criação do Plano Tático para execução da Estratégia (Portfólio de Iniciativas). Realizamos o trabalho nos diversos níveis organizacionais: Planejamento Corporativo; Unidade de Negócios; e Produtos ou Serviços.  

  • Mapeamos a Jornada do Cliente (Customer Journey) para descobrir os problemas ainda não solucionados pela empresa (e pela concorrência);
     

  • Desenhamos o Diagrama de Transformação (Transformation Map) para identificar os vetores de mudanças e tendências que impactam e vão impactar o negócio;
     

  • Radiografamos as Fontes de Singularidade da empresa (Sources of Singularity) versus seus concorrentes diretos e indiretos;
     

  • Identificamos as potenciais Avenidas de Crescimento (Business Horizons);
     

  • Avaliamos oportunidades de avanços nas Propostas de Valor ao Cliente (Value Proposition Design);
     

  • Encontramos as oportunidades de otimização do Modelo de Negócio atual e de criação de novos (Business Model Generation);
     

  • Identificamos Tensões Culturais, Mitos Corporativos e Amarras de Compromissos (Trap of Commitments) que nublam a visão estratégica e mantém a empresa em inércia ativa;
     

  • Priorizamos as Vulnerabilidades Estratégicas (Vulnerabilities Map) a serem endereçadas na Execução da Estratégia;
     

  • Sumarizamos a Estratégia em 1 Página (One Page Strategy® e Strategy Maps); e criamos a Carteira de Iniciativas (Initiatives Portfolio); dentre outros. One Page Strategy® é uma metodologia de sintetização e alinhamento estratégico criada pela Luzio Strategy em 2016.
     

Para multinacionais com operações no Brasil, ajudamos a traduzir a Estratégia de alto nível, desenhada pela matriz no seu país de origem ou em processos de planejamento corporativos, num plano enxuto que facilite sua execução. Nesse processo, alinhamos o Planejamento das Unidades de Negócios e Serviços Compartilhados com a Estratégia Corporativa.

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OTIMIZAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS ATUAL​

Este serviço, que é parte integrante da nossa consultoria de Planejamento Estratégico, também pode ser contratado à parte. Assim, caso a empresa não deseje neste momento se debruçar sobre o plano estratégico do negócio como um todo, pode optar por um exame profundo do Modelo de Negócio de algum produto ou serviço atual que deseje encontrar um novo posicionamento e mobilizar o crescimento. Descobrimos oportunidades de simplificação, atualização e aumento da rentabilidade do Modelo de Negócio, culminando num Plano Tático para execução das mudanças.

  • Por meio de um conjunto holístico de atividades de empatia com o Segmento Foco do nosso Cliente, formulamos uma radiografia do Perfil do Segmento, suas necessidades e expectativas (Persona e Empathy Map);
     

  • Mapeamos a Jornada do Cliente (Customer Journey) para descobrir os problemas ainda não solucionados pela empresa (e pela concorrência);
     

  • Desenhamos o Diagrama de Transformação (Transformation Map) para identificar os vetores de mudanças e tendências que impactam e vão impactar o negócio;
     

  • Radiografamos as Fontes de Singularidade da empresa (Sources of Singularity) versus seus concorrentes diretos e indiretos;
     

  • Avaliamos oportunidades de avanços nas Propostas de Valor ao Cliente (Value Proposition Design);
     

  • Encontramos as oportunidades de otimização do Modelo de Negócio atual (Business Model Generation).

FORMULAÇÃO DO PLANO DE CRESCIMENTO

​Crescer é uma condição vital de permanência da empresa no mercado, mas exige Estratégia com ousadia, que proponha mudanças reais e relevantes, mas com risco controlado. Em crise ou prosperidade, a gestão tem de desenvolver capacidade de ambidestria: de um lado ficar de olho na otimização do que já sabe fazer muito bem, e de outro criar novos modelos de negócios para asfaltar novas avenidas de crescimento atrativas. E a execução eficaz da estratégia depende de gente ousada como agente de mudanças. Sem ousadia, a empresa dificilmente vai sair do quadrado – e o não-crescimento se transforma num pesadelo do qual a empresa dificilmente consegue acordar e se libertar. Ajudamos a identificar as melhores hipóteses de crescimento para a empresa, e formulamos um plano equilibrado que estimule a evolução da empresa, com ousadia, e sem dar um passo maior que as pernas.

  • Identificamos as Estratégias de Crescimento mais atrativas para a empresa;
     

  • Distribuímos as possíveis Avenidas de Crescimento em três fases ou horizontes de desenvolvimento;
     

  • Estudamos as histórias dos players concorrentes no Brasil e em países de referência, para avaliar o grau de singularidade e consistência da Estratégia de Crescimento do nosso Cliente;
     

  • Criamos um Plano Tático com as Intervenções, Projetos e Atividades que deverão ser implementadas para executar o Plano de Crescimento.

Este serviço, que é parte integrante da nossa consultoria de Planejamento Estratégico, também pode ser contratado à parte.

New Growth
Image by Mariah Hewines

ARTICULAÇÃO DOS PRINCÍPIOS EMPRESARIAIS

Auxiliamos a materializar a essência do Propósito Maior (Missão) de maneira simples e inspiradora. Atualizamos a Visão de Futuro para criar um sentido de progresso desafiador que mobilize a evolução da organização e avaliamos o conjunto dos Valores que vão alinhar o comportamento de todos os colaboradores na entrega consistente da Estratégia de Singularidade. 

  • A Luzio trabalha a declaração de Missão pelo conceito de Propósito Maior (Higher Purpose). Temos muita sensibilidade e sucesso em ajudar as empresas a formularem uma declaração que engaje e mobilize seus Colaboradores e Partes Interessadas;
     

  • O Propósito Maior representa a grande finalidade, a grande causa ou legado da empresa. Esta finalidade ocupa um papel relevante na vida dos seus consumidores ou clientes. Ao mesmo tempo, fornece uma explicação unificadora sobre o sentido essencial do trabalho naquela organização. Proporciona um significado mais abrangente sobre o que mais importa e que todos procuramos na empresa que escolhemos passar a maior parte do nosso tempo de vida. É uma demonstração clara e inspiradora do por que devo me engajar: por que a causa pela qual lutamos juntos naquela empresa é mais importante, está acima de tudo? Não responde apenas o que fazemos ou como realizamos melhor que os concorrentes;
     

  • A Visão é uma representação clara do futuro mais atrativo e desejável para a organização, capaz de criar um objetivo de progresso e um senso de urgência coletivo para a mudança. Os jovens de hoje sentem-se mais atraídos por empresas com objetivos audaciosos de protagonismo no mundo, mais do que conquista de uma posição de liderança no setor ou tamanho. Ajudamos a empresa a criar um senso de progresso que seja capaz de brilhar os olhos dos jovens talentos;
     

  • Somos muito críticos na seleção dos Valores da organização. Ajudamos a empresa a evitar cair no lugar comum de muitas declarações de Valores, para criar algo que de verdade faça sentido para mobilizar a evolução de todos e o crescimento da organização. Os Valores criam uma lógica permanente para o processo decisório no cotidiano da empresa, além de criar um sistema imunológico social que protege a empresa de novos Colaboradores dissonantes da cultura organizacional – a verdadeira fonte de geração de singularidade.

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