PODCAST
TALK #1: Neste primeiro episódio, explicamos quais são os pilares fundamentais que você deve contemplar na sua Estratégia. Os conceitos são ilustrados com cases de diversas empresas: Google, Nespresso, Uber, Netflix e Lego.
TALK #2: Uma boa estratégia precisa cumprir 2 regras essenciais pora garantir a sustentabilidado econômica do negócio. Nesse episódio, explicamos essa dinâmica em dois estudos do caso: o Netflix, que tem uma estratégia de sucesso; e o deslize do WeWork, que atravessou um tremendo inferno astral.
TALK #3: As empresas têm feito uma grande confusão quanto ao conceito de Missão, e criam declarações que acabam não servindo para nada. Missão é finalidade, e responde simplemente por que a empresa existe. Qual é a finalidade suprema, o grande legado ou a grande contribuição da empresa para o mercado e para a sociedade. Por isso, temos recomendado o uso do termo Propósito Maior ao invés de Missão, uma abordagem oferecida pelo movimento do Capitalismo Consciente que é muito mais poderosa para reter talentos e consumidores mais conscientes. Neste episódio, Fernando Luzio oferece exemplos de boas declarações de Propósito Maior do Whole Foods Market, da CVS e Bematech, e os impactos que geram na organização e nas demais escolhas (e não escolhas) da estratégia.
TALK #4: Por que é tão difícil para as pessoas tomarem decisões e fazerem escolhas? Por que o consumidor tem tanta dificuldade de escolher, apesar de tantas alternativas de produtos e serviços à sua disposição - e muitas vezes se arrepende da decisão?
Compreender esse fenômeno e tomar consciência do porquê o como ele ocorre é essencial para valorizar o exercício de empatia com os consumidores ou clientes, o aprimorar a estratégia do negócio. Os fatores de influência na decisão, que Fernando Luzio aborda neste episódio, também ajudam a entender por que Gestores têm dificuldade de fazer não-escolhas durante a elaboração da Estratégia; o explica, inclusive, parte do sucesso da transformação digital da experiência de compra que alguns modelos de negócios têm oferecido e provocado disruptura em determinados segmentos.
TALK #5: Quais são as barreiras que gestores e gestoras, empresários e empresárias encontram na hora de pensar e executar a Estratégia? Diante de mudanças de contexto, todas as empresas enfrentam dificuldades de transformar compromissos assumidos no passado, que criam uma inércia ativa e as impede de evoluir no presente e trilhar novos caminhos para o futuro. Esse fenômeno acontece em qualquer empresa, em qualquer lugar do mundo. O primeiro passo é tomar consciência dos 5 tipos de armadilhas absolutamente comuns, e encontrar aquelas que você precisa transformar para conduzir o seu negócio para um novo ciclo evolutivo e de crescimento.
TALK #6: As tecnologias de tempo real mudaram completamente a percepção das pessoas sobre o que significa um bom serviço, e o que se tornou inaceitável para elas. Esta é uma das causas que explica, por exemplo, a crise das livrarias (loja física) em declínio no Brasil e em outros países. Vale a pena você pensar em que medida o seu negócio precisa respeitar esse paradigma, ou se a experiência que você desenhou para o seu serviço e a sua marca tem mais poder e atratividade fora desse padrão.
TALK #7: Ajudamos você a pensar a sua estratégia, aplicando a nossa teoria dos Epicentros de Transformações para criar ondas de mudanças relevantes no seu negócio, e aproveitar a tendência de recuperação da economia brasileira.
TALK #8: Crescimento é um dos objetivos estratégicos mais desejados, e ao mesmo tempo mais desafiadores na vida de uma empresa. Apresentamos o novo modelo mental em torno do design e da gestão do crescimento, e ensinamos as 8 estratégias que você pode adotar para mobilizar o crescimento do seu negócio.