TREINAMENTOS
Nossos programas in company desenvolvem as pessoas nas 12 habilidades essenciais das Competências de Visão Estratégica, Gestão de Mudanças e Inovação Estratégica...

FUNDAMENTOS DE ESTRATÉGIA
SAIBA FAZER AS PERGUNTAS CERTAS
Ensinamos os conceitos fundamentais para orientar a melhor maneira de pensar estratégia - e que permeiam todos os demais cursos do programa.
Selecionamos os significados que mais impactam as lideranças que temos assessorado na prática da consultoria, e que mais deram poder de alinhamento estratégico entre gestores e gestoras. O domínio das sutilezas no uso dos conceitos faz toda a diferença no design e na execução da Estratégia.
EM BUSCA DE UM PROPÓSITO MAIOR
PRINCÍPIOS EMPRESARIAIS ORIENTADOS À ESTRATÉGIA

As crises profundas acentuam o desejo das pessoas de encontrar um significado ampliado para tudo o que está acontecendo e sobre o que as aguarda no futuro. Fazem perguntas profundas sobre como vivem e o que mais gostariam de fazer, e arriscam respostas mais corajosas, traçando objetivos ousados.
E diante da emergência dos eventos climáticos extremos, e pela acintosa desigualdade social, investidores passam a exigir das empresas uma orientação efetiva para um Propósito Maior (Higher Purpose):

ESTRATÉGIAS PARA ENFRENTAR OS
CISNES NEGROS
FORTALEÇA A RESILIÊNCIA ORGANIZACIONAL
Riscos e ameaças globais crescentes têm favorecido a emergência de Cisnes Negros com maior frequência e intensidade. No entanto, a narrativa do Cisne Negro tornou-se uma explicação conveniente para a postura reativa das organizações.
A Pandemia veio promover um despertar (wake-up call), para um conjunto de novas tendências que vão orientar a formulação de Estratégias em todos os negócios e setores da economia.
Pensar estrategicamente exige desenvolver um bom radar de tendências e ser capaz de avaliar os seus impactos sobre o negócio.
DESIGN E TESTE DA ESTRATÉGIA
TURBINAR O CORE ATUAL

O Modelo do Negócio é o elemento central da estratégia. E hoje não dizemos mais que as empresas têm portfólios de produtos ou serviços, mas sim, de Modelos de Negócios. O Modelo do Negócio descreve como a empresa cria, sustenta e captura valor para clientes e consumidores e, portanto, valor econômico. Além disso, esclarece as oportunidades de otimização da alocação de recursos nas iniciativas de alto impacto para o negócio.
Grandes ideias (e empresas) fracassam porque não foram traduzidas em Estratégias consistentes e capazes de gerar singularidade e valor econômico. Você precisa traduzir corretamente a Estratégia em um Modelo de Negócio sustentável, e evitar os erros mais comuns.
O processo de estruturação da Estratégia de Posicionamento no Business Model Canvas pode ser aplicado a qualquer tipo e tamanho de empresa. E também pode ser aplicado por Unidades de Negócios ou de Serviços Compartilhados.

EPICENTROS DE TRANSFORMAÇÕES
PROTOTIPAGEM DE NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS
O design de novas Estratégias de Posicionamento pode ser conduzida a partir da criação de um conceito totalmente novo ou pela mudança ousada em um dos pilares do Modelo de Negócios atual, seguido de um redesenho do ecossistema como um todo para viabilizar a inovação. Na nossa empresa de consultoria, a Luzio Strategy, cunhamos o conceito "Epicentros de Transformações" para denominar esses gatilhos de redesenho do Modelo de Negócios.
Epicentros de Transformações podem promover a inovação da Estratégia, pela criação de um Modelo de Negócios singular e capaz de gerar valor econômico relevante.
DESIGN E GESTÃO
DE ESTRATÉGIAS
DE CRESCIMENTO
PLANEJE O CRESCIMENTO

Crescer é fundamental para uma empresa. Empresas que não crescem caem na armadilha da complacência; afastam os talentos; perdem os melhores investidores; e sucumbem aos concorrentes em evolução permanente. O crescimento é chave para manter uma empresa sustentável. No entanto, trata-se de uma das decisões mais arriscadas de uma empresa. Por isso, precisa ser muito bem planejado

DESIGN E GESTÃO
DE MUDANÇAS
MOBILIZE A TRANSFORMAÇÃO
Estudos demonstram que somente 1 a cada 10 empresas conseguem executar suas Estratégias de Posicionamento e Crescimento. E em cerca de 73% dos casos, o problema não é que o plano foi mal feito - mas sim porque a empresa fracassou na execução.
As empresas erram na execução porque não planejam como vão mobilizar a organização para implementar as transformações preconizadas pela Estratégia.
Todas as lideranças de sucesso compartilham de um mesmo aprendizado: executar a Estratégia é gerir a mudança. Neste programa, ensinamos quais são todos os aspectos chave que precisam ser contemplados em processos de mudança organizacional relevantes.
STORYTELLING QUE MOVE AS PESSOAS
ENGAJE AS PESSOAS POR UMA NARRATIVA ATRATIVA

Executar a Estratégia significa gerir transformações. E mudanças relevantes são realizadas por pessoas. Por isso, não basta ter uma boa Estratégia para engajar as pessoas na sua implementação, transformando a empresa no processo. As Lideranças precisam engajar seus times para darem os saltos significativos que a empresa terá de realizar.
Estudos demonstram, porém, que as pessoas não se comprometem apenas com discursos técnicos e racionais em torno da Estratégia: você tem de tocar o coração das pessoas, mobilizar a lógica emocional em torno da mudança.
É por isso que o Storytelling é fundamental na formulação das narrativas cativantes sobre a Estratégia.

ONE PAGE STRATEGY
SINTETIZE A ESTRATÉGIA EM 1 PÁGINA PARA FACILITAR O ALINHAMENTO
Outro princípio vital para a execução bem sucedida da estratégia é a capacidade de selecionar os pontos chave para iniciar a mobilização da empresa e promover o alinhamento de todos os colaboradores em torno das prioridades. Para qualquer pessoa em posição de liderança ou empreendedorismo, a experiência demonstra que é fundamental desenvolver a capacidade de síntese. Por isso, concentrar foco é uma das habilidades mais verificadas por investidores.
O grande desafio da execução da Estratégia é definir poucas boas batalhas a vencer ao mesmo tempo. Diante de diversas diretrizes para o crescimento, escolher os projetos prioritários a serem implementados e garantir o foco de todos na execução são atividades imprescindíveis para tirar a estratégia do papel.
PROJETOS QUE FAZEM A DIFERENÇA
ALINHE O ESCOPO DOS PROJETOS ANTES DE PARTIR PARA A EXECUÇÃO

A pressão por maior agilidade e simplicidade no design e na execução de iniciativas da Estratégia é uma realidade crescente.
No entanto, um projeto mal concebido na largada gera uma bola de neve de retrabalhos e desperdício que subtrai energia das equipes no processo de execução da Estratégias e resulta em projetos de alcance limitado.
Neste curso, ensinamos uma metodologia para ajudar você a fazer as perguntas certas para cada Projeto da Estratégia - e garantir o alinhamento das pessoas envolvidas naquilo que de fato a empresa espera (e precisa) receber no final.

LIDERANÇA NA CRISE E NA INCERTEZA
LIDERE A EVOLUÇÃO DA EMPRESA
Liderança é um fator crítico de sucesso no design e na execução da Estratégia. Por isso, criamos este curso com o que de melhor aprendemos com líderes e empreendedoras(es) de sucesso - para ajudar você a criar o seu plano de trabalho e desenvolvimento pessoal.
Liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Algumas pessoas nascem com talentos naturais para Liderança, como carisma. Mas a experiência demonstra que a maior parte das(os) Líderes foram formadas(os) e escreveram trajetórias de sucesso com muito empenho pessoal. Na nossa experiência, as melhores lideranças foram desenvolvidas com o tempo, e qualquer pessoa comprometida com a sua evolução pessoal pode se tornar um(a) Gestor(a) de sucesso.
GESTÃO DE CRISES
ADMINISTRE O FOCO E MITIGUE RISCOS

Líderes precisam se preparar para enfrentarem e gerenciarem crises. Neste mundo VUCA, crises são mais frequentes e prováveis do que você gostaríamos de imaginar. Na nossa experiência de mais de 20 anos assessorando empresas em gestão de crises, aprendemos que a gestação de uma crise começa muito antes de ela eclodir. E os estudos demonstram que esse é um fenômeno verificável em praticamente todos os casos.
A OPINÃO DE EX-ALUNAS E EX-ALUNOS
Capacidades Desenvolvidas no Programa


Design da Estratégia
A Estratégia tem de cumprir um propósito maior e ser capaz de solucionar os problemas centrais dos segmentos-foco que a empresa escolheu servir
Módulos
1, 2 e 4
CAPACIDADE DE CRIAR E INOVAR ESTRATÉGIAS









Traduzir os Impactos das Tendências
A Estratégia tem de posicionar a empresa como protagonista no presente, e criar resiliência para o futuro (future fit)
Novos Modelos de Negócios e Crescimento
Empresas são portfólios de Modelos de Negócios. Saber criar novos modelos constantemente é chave para a resiliência
Partida na Execução da Estratégia
O sucesso na execução parte da capacidade de síntese e do alinhamento das prioridades (foco na alocação de recursos)
Liderança Transformadora
Executar a Estratégia é gerir a mudança. Lideranças podem ser formadas para gerir transformações e inspirar as pessoas para fazerem o seu melhor
Módulo
3
Módulos
5 e 6
Módulos
9 e 10
Módulos
7, 8, 11 e 12